Igreja de São Tóme
A igreja de Santo Tomé de Travassós era reitoriada de Micra e comenda de ordem de Cristo, em 1726. Infelizmente a igreja paroquial foi destruída por um incêndio em Julho de 1973, sendo reconstruída no ano seguinte.Não apresenta, por isso, grande valor arquitectónico embora haveria, uma igreja românica no lugar da actual. Tal como o próprio edifício, também as imagens sagradas são modernas. O destaque vai para vitrais modernos e com desenhos futuristas.
Igreja de Travassós era assenta numa pequena plaina, com duas ou três casinhas ao lado e rodeada de campos de cultivo. O edifício, de razoáveis proporções, resultou de uma reconstrução operada em 1973-74, na sequência de um violento incêndio. A fronteira surge revestida a azulejo, com um pórtico rectangular liso, de verga curva, e dois amplos janelões em plano superior.
A sua incaracterística arquitectura é algo insípida, possuindo apenas como único atractivo uma interessante a sacristia, construída ao sabor romântico, mas por certo de época bem recente, como o demonstra o aparelho irregular e as amplas janelas cujos lintéis, de extradorso arqueado, assentam numa espécie de mísulas de inegável cariz romântico.