Freguesia de Travassós

 

 

 

 

 

 

 

História

Nome da Freguesia nem sempre foi assim Travassós já teve muitos outros antecedentes, como: Travaçós, Travaaços, Travaçoos, Travacolos, Travaazolos e Travazoos. Sendo Travassós terra muito antiga e muito anterior à fundação da Nacionalidade, e prova dessa antiguidade é um documento do século X (em 950-951), o « Mandamento de Travazolos... » dado por Ramiro II ao mosteiro de Guimarães em 1014.

Questiona-se mesmo que a freguesia Travassós é mais antiga que a monarquia portuguesa e foi solar dos verdadeiros Travaços ou Travassós de Portugal, daí talvez o nome da Freguesia. O primeiro consta que tenha assinado com este apelido foi D. Pedro de Travaços, que viveu durante o reinado de D. Sancho I e de D. Afonso II, de 1185 a 1223.

Travassós foi também sede de um julgamento medieval, visível pelo menos em 1258, e que incluía as paróquias de Paços, Travassós, Gontim, Felgueiras e Aboim. Foi depois incorporado no concelho de Fafe se institui, as paróquias do julgamento de Travassós vão todas para este município.