- Aboim
- Agrela
- Antime
- Ardegão
- Armil
- Arnozela
- Cepães
- Estorãos
- Fafe
- Fareja
- Felgueiras
- Fornelos
- Freitas
- Golães
- Gontim
- Medelo
- Monte
- Moreira do Rei
Freguesia de Aboim
Situado acerca de 16 Km da sede de concelho, Aboim é a freguesia mais a norte do concelho de Fafe, fazendo a divisória entre os concelhos de Fafe, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, com 11,68 km² de área e 418 habitantes , segundo o censo de 2001.
Para além do povoado principal, esta terra de Santa Maria também incorpora parte do lugar da Lagoa, e os lugares de Barbeita de Cima e Barbeita de Baixo, Figueiró e Mós . Povoado já desde os tempos medievais, pertenceu ao do concelho de Cabeceiras de Basto, passando só em 1853 a englobar o município de Fafe, por decreto de 31 de Dezembro.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 657 285
Email da Junta de Freguesia: jf.aboim@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : aboim.fafe.com
Freguesia de Agrela
Situa se no extremo norte do concelho, e estende-se ao longo de um vale de rara beleza, estabelecendo os limites entre os concelhos de Fafe e de Guimarães. Será de recordar que em Agrela, e ainda antes de motins de Fonte de Arcada, em Março de 1846, «várias mulheres armadas de sacholas e fouces sepultarão à força sem prévia licença e bilhete do Commissario de Saúde o cadáver de Custódio Joze Rebello». Pelo Decreto de 31 de Dezembro de 1853, Agrela deixou o concelho de Guimarães, onde permanecia desde a Idade Média, ingressando para Fafe. Fazem parte da freguesia os lugares de Aldeia, Assento, Cabo, Chão de Fojo, Fojo, Eidos, Igrejinha, Lajes, Outeiro, Portela, Ribeiro Gonçalo, Souto e Vinhas.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 942 752
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Antime
Antime fica situada no Vale da Serra da Lameira, é circundada pelas Freguesias de São Clemente, Armil, Quinchães e Silvares de São Martinho, dista meio quilómetro da estrada nacional que a liga à sede do concelho de Fafe. A referida estrada comunica com o concelho de Felgueiras, distando do mesmo 7 Km.
A Freguesia de Antime era formada pelos lugares de Adonela, Assento, Badões, Certal, Cruz, Folgoso, Macieiro, Montinho ou Outeiro, Panda, Portas, Porinhas Quintã, Ribeira, Ribeiro, Serrinha, Teibães, Vinha e os Casais da Cepada, Estriz e Carvalhal mas em 2005 foi modificado o processo toponímico, passando os Lugares a Ruas.
Telefone/Fax da Junta de Freguesia: 253 595 579
Email da Junta de Freguesia: juntaantime@sapo.pt
Site da Junta de Freguesia : antime.fafe.com
Freguesia de Ardegão
A existência desta freguesia, cuja padroeira é Santa Marinha, está indissoluvelmente ligada a Arnozela, em diversos documentos, são tratadas conjuntamente. Por exemplo, nas Inquirições de 1220, é citada a freguesia de Ardegão e não a de Arnozela. Contrariamente, as de 1258, citam a de Arnozela e não a de Ardegão. Já em 1527, no numeramento mandado efectuar pelo rei D. João III, aparecem separadamente as freguesias de Santa Marinha d’Ardegan e Santa Ovaya d’Arnossela, incluídas no concelho de Celorico de Basto. É a casa brasonada e quinta do Reguengo , no lugar de Aldeia de Baixo, que nos fala ainda de um passado glorioso. O brasão, antigo, tem coroa adornada de pombas, finamente cinzeladas no granito.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 451 958
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Armil
A freguesia de Armil estende-se ao longo das margens do rio Ferro, afluente do Vizela, num vale profundo e rico de encantos paisagísticos e florestais. Esta freguesia situa-se a 6 Km da sede concelhia, é bastante pequena, mas tem uma história antiga e rica.
No que diz respeito às suas origens, sabe-se que a sua existência é anterior à nacionalidade, no entanto, ela aparece registada, pela primeira vez, nas Inquirições de 1220, com a denominação de “Sancto Martino de Armir”. Por este facto, São Martinho é hoje o seu padroeiro, ou protector.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 590 852
Email da Junta de Freguesia: jfreguesiarmil@sapo.pt
Site da Junta de Freguesia : armil.fafe.com
Freguesia de Arnozela
De origens rurais, a população de Arnozela ocupa-se primordialmente nas actividades agrícolas e ultimamente na construção civil e indústria (nas imediações). Apesar de se praticar uma agricultura de subsistência, o sector primário continua a deter um papel importante no desenvolvimento económico local. Não obstante, é o sector secundário que, neste momento, mais postos de trabalho assegura, nomeadamente, a indústria têxtil e a construção civil.
A freguesia de Arnozela, localizada a cerca de 13 quilómetros da sede concelhia, confronta com os concelhos vizinhos de Celorico de Basto (a Leste e Sudeste) e Felgueiras (a Sudoeste).
Telefone da Junta de Freguesia: 253 451 637
Email da Junta de Freguesia: jf.arnozela@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : arnozela.fafe.com
Freguesia de Cepães
Cepães é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 3,83 km² de área e 1 590 habitantes (2001). Densidade: 415,1 hab/km². Possui vários vestígios da ocupação romana, datados da época 185 a.C. Inclusivamente artefactos deixados ao abandono durante a revolta lusitana contra a ocupação romana de 194 a.C, como espadas, malhas usadas na protecção contra ataques directos. Está agendado para 2012 uma praia fluvial, neste momento estão a ser feitas renovações da area procedendo com a limpeza do rio de Vizela. Esta praia terá teleférico desde a capela de Nossa Senhora de Guadalupe que irá fazer escala na escola primária.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 592 629
Email da Junta de Freguesia: jf.cepaes@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : cepaes.fafe.com
Freguesia de Estorãos
A freguesia de Estorãos, está localizada a cerca de 5 quilómetros a norte da sede concelhia, teve, ao longo dos tempos, diversas designações, nomeadamente Asturanos, Asturaus, Asturianos, Esturãos, Esturas e Sturãaos.
A Rota dos Romeiros é uma das principais actividades com pausas na Casa das Leis de Cima, para apreciar a sua beleza e a da Capela, sentir o gosto do “Café d’Avó”, seguindo depois por caminhos antigos de rara beleza refrescando-se com as águas do Passadouro, escutando o som das águas da levada que serve os Moinhos do Canhotal.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 503 880
Email da Junta de Freguesia: jf.estoraos@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : estoraos.fafe.com
Freguesia de Fafe
Fafe é a freguesia mais urbana do concelho, ou não fosse também a sua sede. No entanto, trata-se de uma miscelânea em que o rural e o urbano se encaixam em perfeita harmonia. Em termos urbanos, a freguesia é marcada pela construção dita dos "brasileiros", ou seja dos fafenses que emigraram para o Brasil no início do século e decidiram depois construir na sua terra.
Quanto ao rural, é mais visível nos limites da freguesia, nomeadamente nos lugares de Bouças, Pardelhas, Sá e Calvelos. Fafe tem hoje cerca de 15 mil habitantes, que constituem o maior núcleo populacional do concelho.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 590 399
Email da Junta de Freguesia: geral@jf-fafe.pt
Site da Junta de Freguesia : http://www.jf-fafe.pt
Freguesia de Fareja
S. Martinho de Fareja situa-se cerca de 6.5 km a SSO da sede do concelho, fazendo fronteira com Guimarães e Felgueiras, numa região fértil e de grandes propriedades rurais. Há quem sustente que a freguesia de Fareja está situada no local onde outrora ficava a cidade de nome «Aufragia» ou 'Eufrásia', destruída pelos persas no séc. X. Porém, não existe documentação que o comprove. Fareja possui uma belíssima igreja de raiz romântica, adulterada por obras feitas nos anos mais recentes e que lhe alteraram a traça primitiva. Ainda de destacar na freguesia, no alto de uma colina, de onde se avista um deslumbrante panorama, a existência do Convento de Santa Cruz, onde em meados do século passado se celebravam missas e pregações.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 491 638
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Felgueiras
Felgueiras é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 5,42 km² de área e 135 habitantes (2001). Densidade: 24,9 hab/km².
É uma das mais pequenas freguesias de Fafe. Perdida na Serra do Marouco. Ali respira-se humildade, ar puro e generosidade. Pessoas simples mas determinadas, que teimam em não deixar morrer a terra que os viu nascer, pese embora dureza do dia-a-dia e a solidão, que, particularmente à noite, invade as casas dos mais idosos que por lá vivem.
Uma freguesia à beira da desertificação, tem paisagens belas e que vale a pena visitar!
Telefone da Junta de Freguesia: 253 502 267
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Fornelos
Fornelos é uma das freguesias do “anel” que envolve a cidade e celebriza-se pelo famoso pão de ló, pelo Solar da Luz e pela Central Hidroeléctrica de Santa Rita. O seu topónimo é diminutivo de fornos, que se designou ao longo dos tempos por Fornel > Fornelis > Fornello > Fornellos > Fornellus > Fornelo e Fornelus.
A casa da Luz é uma das mais nobres e antigas do Minho e seguramente a mais bela e emblemática do Concelho de Fafe. A igreja tinha somente uma capela filial que ainda hoje existe, ligada à família Peixoto de Magalhães e Meneses, a de Nossa Senhora da Luz, no lugar de Quintã, construída em 1632.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 597 631
Email da Junta de Freguesia: jf.fornelos@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Freitas
S. Pedro de Freitas é uma das freguesias mais distantes da sede do concelho. O sitio mais emblemático do seu território é o Monte de Santa Marinha. A freguesia pertenceu administrativamente a Guimarães até ao decreto de 31 de Dezembro de 1853 que criou em definitivo o concelho de Fafe. Associativamente, Freitas dispõe de baluartes da cultura concelhia: o Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas, fundado em 23 de Dezembro de 1978 e que já editou um jornal na freguesia, o Rancho Folclórico com o mesmo nome, o Agrupamento de Escuteiros e o Coral de Freitas. São seus lugares principais Bouça, Cancelos, Igreja, Novais, Pardieiros, Pereira, Pinheiros, Santo António, Sobreira, Souto, Tabaçó e Tapada.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 506 778
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Golães
Distando cerca de 4 quilómetros da sede do concelho de Fafe, Golães encontra-se localizada nos subúrbios da cidade de Fafe, separada dela apenas pelo rio Vizela com uma área de 490 hectares. Em 1840, ainda pertencia à comarca e concelho de Guimarães, mas em 31 de Dezembro de 1853, integrou o recém-criado concelho de Fafe.
De assinalar, os moinhos junto ao rio, para moer cereais, e ainda um alambique de azeite, no lugar de Santa Rita, Golães é uma Freguesia de belas paisagens e de locais bucólicos que se estendem na margem esquerda do rio Vizela.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 599 076
Email da Junta de Freguesia: freguesiadegolaes@mail.telepac.pt
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Gontim
A freguesia de Gontim, tem como orago Santa Eulália e localiza-se no extremo norte do concelho, a cerca de 700 m de altitude e faz fronteira com o município de Vieira do Minho. O topónimo «Gontim» é um nome próprio da origem germânica. São de revelar ainda, junto ao alto de Morgair, não apenas a nascente do Rio Vizela, mas também um fojo medieval, fossos cavados na terra para a caça de lobos e outros animais selvagens que atacavam as populações. Freguesia de tradições e lendas muito antigas, impõe-se a que refere que, em tempos remotos, era costume conduzir os velhos, cuja morte se aproximava, para o Vale da Ribeira Velha, junto ao alto de Morgair, onde os deixavam morrer.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 503 794
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Medelo
Apesar da descaracterização que vem sofrendo, em prol do desenvolvimento, Medelo, com os seus 2,9 quilómetros quadrados, continua a ser uma pitoresca Freguesia.
A ocupação pré-histórica desta região encontra-se comprovada pelas três construções megalíticas, outrora existentes, no Monte das Antas. Localizada a cerca de um quilómetro da sede concelhia e a 37,2 quilómetros da capital de distrito, Braga, reúne os lugares de Ascensão, Antas, Batoca, Bouça, Carvalhinho, Casal, Corujeira, Cobelos, Largateira, Loteamento Agro-Fafe, Mó, Ordem, Pinheiros, Ponte do Soeiro, Rielho, Rua Nova, Soeiro, Sub-Rego e Vale.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 502 208
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Monte
A freguesia de Monte situa-se geograficamente no limite norte do concelho de Fafe confinando a leste com Gontim, a oeste com Agrela e Serafão e a sul com Felgueiras e Queimadela, estendendo-se por uma área de 705 ha de terreno. A freguesia dista da sede concelhia aproximadamente 12 km. Pela observação da distribuição dos aglomerados populacionais do Norte conclui-se que o planalto e as encostas do Norte é constituída por um elevado número de pequenos lugares habitados e de aglomerados dispersos na montanha e, ao mesmo tempo, um reduzido número de povoações; de reduzidas dimensões surge entre elas a freguesia de São Miguel do Monte.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 506 725
Email da Junta de Freguesia: juntafreguesiamonte@gmail.com
Site da Junta de Freguesia : juntafreguesiamonte.blogspot.com
Freguesia de Moreira do Rei
Moreira de Rei, situada a norte do concelho de Fafe, na margem esquerda do rio Vizela, confina com as freguesias de Várzea Cova, São Gens e Ribeiros. Ocupando uma área de cerca de 1.742 hectares, a Freguesia estende-se pelos lugares de Areal, Assento, Barbosa, Bemposta, Cortinhas, Eiradónega, Feira, Fontela, Foral, Marinhão, Parrainha, Portela d' Arca, Soutelo, Tourão, Tulha, Vale, Valinho, Vila Pouca e Vilela.
Também denominada, ao longo dos tempos, de Moraria de Montelongo, Moraria Regis e Moreira Regis, foi um importante couto, anexo ao concelho de Monte Longo, até às reformas liberais do século XIX.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 502 341
Email da Junta de Freguesia: jf.moreira@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : Indisponível