- Passos
- Pedraído
- Queimadela
- Quinchães
- Regadas
- Revelhe
- Ribeiros
- Santa Cristina de Arões
- S. Clemente de Silvares
- São Gens
- S. Martinho de Silvares
- São Romão de Arões
- Seidões
- Serafão
- Travassós
- Várzea Cova
- Vila Cova
- Vinhós
Freguesia de Passos
Com uma localização aprazível, na bacia orográfica do rio, a freguesia é detentora de solos bastante férteis, sendo por isso a agricultura a actividade económica de base da população local. Relativamente ao sector industrial, a freguesia teve nos últimas décadas um crescimento acentuado nos ramos têxtil e da construção civil.
A freguesia é famosa pelos maravilhosos fogos de artifício que fabrica, sendo a pirotecnia de Paços muito característica e conceituada. É nesta localidade que se encontra a famosa Casa do Ermo onde o conceituado escritor e romancista, Camilo Castelo Branco passava grandes temporadas com a família Vieira de Castro.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 507 037
Email da Junta de Freguesia: jf.passos@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Pedraído
Foi outra das freguesias do concelho de passado glorioso. Vila e Couto, dele foram senhoras as freiras de Arouca.
A sua única agremiação é a Associação Cultural e Desportiva de Pedraído, fundada em 1985 e que tem desenvolvido um notável trabalho ao nível de recolha, recriação e relançamento das melhores tradições, usos e costumes da freguesia, designadamente nos processos do linho e da lã e de vários tipos de artes tradicionais.
Os principais lugares de Pedraído são Barras, Campo Dianteiro, Fundevila, Quintã, Rodas, Souto e Vale.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 490 490
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Queimadela
Queimadela, com belos horizontes, situa-se entre elevações montanhosas.
Povoação antiga, apresenta marcas da ocupação pré-histórica, pelo que atestam as quatro mamoas presentes no Núcleo Megalítico de Argande. Por outro lado, os núcleos rurais de Cheda, Argande e Santa Cruz, ilustram a sua grande vivência medieval.
A Freguesia possui ainda uma barragem que alimenta com o seu fabrico de electricidafe o restante concelho de Fafe, e proporciona belos espaços de lazer, tal como locais para actividades desportistas como a canoagem entre outros desportos radicais, dispoem ainda de um parque de campismo aberto ao público, para melhor acolher os visitantes a este espaço magnífico.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 700 400
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Quinchães
Quinchães é uma das mais importantes Freguesias do Concelho de Fafe. Uma terra com história, com cultura, com presente e com futuro. Uma terra onde se desfrutam belíssimas e pitorescas paisagens e que serve de palco a provas de desporto automóvel, sobretudo a ralis. Trata-se de uma povoação muito antiga, no seu território repousam vestígios de ocupação pré-histórica, designadamente o reduto fortificado existente no Alto do " Santinho ".
Da idade média, é o conhecido " Castelo Roqueiro ou " Penedo dos Mouros, atestam a presença humana em épocas remotas. Da mesma altura, restam ainda núcleos rurais muito característicos, como o de Montim e S.Lourenço.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 599 021
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Regadas
Situada na zona sul do concelho, às portas do de Felgueiras, consta que, nos anos do século XII, Regadas era já um importante aglomerado populacional, contando com vinte casais de ordens.
Terra fecunda, rica em cereais, legumes e frutas, boa criadora de gados e de abundância cinegética. Regadas pertencia, em 1839, ao Concelho de Celorico de Basto, integrando no de Fafe, por decreto -lei de 24 de Outubro de 1855. Voltou, porém, ao de Celorico em 1862, para retornar ao de Fafe em 1874. Em 1839 regista-se como fazendo parte da comarca de Amarante, passando, em 1952, para a de Celorico de Basto, e integrando, desde 1874, a de Fafe.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 451 146
Email da Junta de Freguesia: jf.regadas@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Revelhe
Em tempos já foi conhecida por Gamazaos, Reiveli, Revelhi e Revelo. Hoje em dia chama-se Revelhe. De Revelhe também é a banda que tem o nome da freguesia, mas actualmente sediada em Fafe. Esta freguesia é composta pelos lugares do Assento, Canto, Cortegaça, Castro, Igreja, Louredo, Miguel, Outeiro Mau, Reguengo, Revelhe, Sabugal, S. Sebastião e Souto.
Outra particularidade desta freguesia é quem em 1956 nasceu o Escutismo em Revelhe, tornando-se o pioneiro no nosso concelho, para o qual muito contribuiu o Pe. Joaquim Flores, paróco da freguesia há 32 anos.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 502 043
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Ribeiros
Ribeiros, ocupando uma área de 1.102, 237 hectares, distribuídos por floresta e terrenos agrícolas, apresenta-se como a quinta maior Freguesia do concelho de Fafe, delimitada pelas freguesias de Pedraído, a norte; São Gens, a sul; Moreira de Rei, a este; e Estorãos, a oeste. Localizada a nascente do referido Município, dista cerca de 4,4 quilómetros da sede concelhia e 38,8 quilómetros da cidade de Braga, sede de Distrito. As origens desta região, com mais de oitocentos anos de história, remontam à época da fundação da nossa Nacionalidade. No entanto, a existência de um Castro da Idade do Ferro (Lages de São João), no lugar da Portela desta Freguesia, atesta a ancestralidade desta zona, já povoada na época proto-histórica.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 503 801
Email da Junta de Freguesia: freguesiaribeiros@sapo.pt
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Santa Cristina de Arões
A freguesia de Arões (Santa Cristina), situada num fértil vale, a Sudoeste do Concelho, confina com os concelhos de Guimarães e de Felgueiras.
A origem desta Freguesia é anterior à fundação da Nacionalidade, pois de acordo com os vestígios de um povoado fortificado achados no Monte de Santo Antonino, ela é povoada desde a época proto-histórica.
Tal como São Romão, pertenceu ao Concelho de Guimarães, até à constituição do de Fafe, a 31 de Dezembro de 1853. Nesta Freguesia, destaca-se a Capela dedicada a Santo António, localizada no centro da Freguesia, dado que aí se venera uma imagem de origem, de incontestável valor.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 491 638
Email da Junta de Freguesia: jf.s.cristina@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : http://scristina.fafe.com
Freguesia de São Clemente de Silvares
Já anteriormente à fundação da nacionalidade, S. Clemente aparece citado na documentação. Ao longo do séc. XIII, S. Clemente aparece ligada a três julgados diferentes: em 1220. A freguesia «De Sancto Clemencio de Silvares» estava no julgado de Monte Longo, 38 anos depois estava integrada no julgado de Felgueiras e em 1290, com a de S. Martinho, estava no julgado de Guimarães. Regressa a Monte Longo, no século XIV e no século XVI já estava no concelho de Guimarães, onde se manteve até regressar a Fafe em 6 de Novembro de 1836. Clemente tem como lugares principais Boucinha, Cortinhas, Costa, Figueira, Lama, Outeiro, Longo, Paço, Pinheiros, Pousada e Veiga.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 599 038
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de São Gens
A freguesia de São Gens, situada no extremo leste do concelho de Fafe, confronta com as freguesias de Quinchães, Moreira de Rei, Estorãos e Ribeiros, do mesmo Concelho; e com as de São Bartolomeu do Rego e Pereira do concelho vizinho de Celorico de Basto. Ocupando uma área de cerca de 5 quilómetros, corresponde à segunda maior Freguesia do Concelho.
Estrategicamente localizada, a ocupação humana destas paragens remonta a épocas ancestrais, tal como o atesta o seu rico património arqueológico.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 596 181
Email da Junta de Freguesia: jf.sgens@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : sgens.fafe.com
Freguesia de São Martinho de Silvares
Quem de Fafe se dirige a Felgueiras, vai ter de atravessar a Freguesia de Silvares S. Martinho, hoje em destaque no “Terra Viva”, sensivelmente a quatro quilómetros da sede do concelho. Silvares S. Martinho localiza-se na parte sul Do concelho de Fafe, confrontando a norte, com Silvares S. Clemente, a oeste com Armil e o concelho de Felgueiras, que o limita também a sul, a este com Ardegão e a sudeste com Regadas.
Esta freguesia andava associada à sua homónima de Silvares S. Clemente que, no seu conjunto, eram conhecidas como Silvares de Monte Longo, para se distinguirem de Silvares Santa Maria, pertence a Guimarães, na actual estrada Guimarães-Famalicão.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 451 535
Email da Junta de Freguesia: jf.silvares@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : http://www.fafe.com/home/jf.silvares
Freguesia de São Romão de Arões
A freguesia de São Romão de Arões, situada a 5.3 km da sede concelhia e a 30.8 km de Braga, é de origem bastante antiga, anterior à fundação da nacionalidade. Existe um documento datado de 1014, em que Ramiro II faz a doação da freguesia ao mosteiro de Guimarães.
As Inquirições de 1220, referindo-se "De Santo Romano Aronis", indicam-nos que esta Freguesia era constituída por reguengos e propriedades directamente ligadas à Coroa, existindo apenas alguns prédios avulsos. O monarca detinha o padroado da Igreja, sendo o pároco apresentado pela Casa de Bragança.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 491 973
Email da Junta de Freguesia: jf.s.romao@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Seidões
Seidões situa-se na parte sudoeste do concelho de Fafe, marcando limite com Celorico de Basto (S. Bartolomeu do Rêgo e Borba da Montanha). Terra antiga, é citada como freguesia Celoricense nas Inquirições de 1220 e por aqui ficaria até à instituição do concelho de Fafe, no qual se integrou.
Há em Seidões um conjunto arquitectónico verdadeiramente notável – a Casa do Souto. Dentro dos seus portões brasonados existem construções de várias épocas, desde a medieval, mas é sobretudo interessante o solar do século XVIII, que arrebata com a sua harmonia e majestade.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 451 597
Email da Junta de Freguesia: jf.seidoes@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : seidoes.fafe.com
Freguesia de Serafão
Freguesia situada no noroeste do concelho de Fafe, Serafão é uma freguesia do concelho de Fafe, com 6,97 km² de área e densidade: 171,4 hab/km², a cerca de 14 Km da sede, fazendo fronteira com freguesias da Póvoa de Lanhoso e de Guimarães, teve anteriormente as designações de Calafaao, Calafãao, Celafano,Celafao, Cellafano, Cerafãao, Cerafiãao e Cerofano.
A igreja de S. Julião de Serafão -de traça visigótica- era abadia do Padroado Real, pelo menos depois de 1258 e tinha sacrário. No séc. XIX Pinho Leal escrevia que Serafão era uma terra muito fértil e criava muita qualidade de gado, exportando "muitos bois gôrdos para a Gran-Bretanha".
Telefone da Junta de Freguesia: 253 943 286
Email da Junta de Freguesia: jf.serafao@fafe.com
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Travassós
A freguesia de Travassós, no concelho de Fafe, encontra-se a 8, 5 quilómetros da sede concelhia e a 33 quilómetros da sede distrital, Braga. Considerada uma das maiores freguesias do Concelho, Travassós estende-se ao longo da Estrada Nacional 207, que liga Fafe à Póvoa de Lanhoso, e é travessada pelo rio Vizela. Esta Freguesia desfrutou de uma grande importância, em épocas mais recuadas, pelo que muitas freguesias vizinhas estavam condicionadas ao seu julgado. Abundam os testemunhos do seu remoto povoamento, de que são exemplos, uma grande construção megalítica, que se situa no Monte de Santa Marinha, e duas mamoas, em Poços Salgueiros.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 506 182
Email da Junta de Freguesia: junta.travassos@mail.telepac.pt
Site da Junta de Freguesia : fafe.com/home/jf.travassos
Freguesia de Várzea Cova
É uma das mais distantes e características freguesias do concelho, de cuja sede dista cerca de uma dezena de km. Antiquíssima freguesia, nela avulta vestígios de edificações dolménicas e castrejas, além de existirem lugares com denominações que indiciam povoamento em eras muito remotas. No território da freguesia, estão implantados dois marcos do Marquês de Castelo Rodrigo, D. Cristóvão de Moura, um no Confurco, com as armas do brasão do marquês e outro junto ao mosteiro da Lagoa, com a inscrição «Marquês de Castelo Rodrigo, 1599». A freguesia tem apenas uma jovem agremiação: a Associação Cultural e Desportiva de Várzea Cova.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 503 732
Email da Junta de Freguesia: j.f.varzeacova@iol.pt
Site da Junta de Freguesia : varzea-cova.blogspot.com
Freguesia de Vila Cova
S. Bartolomeu (que já foi S. Cristovão) de Vila Cova é uma pequena freguesia localizada no fundo de um vale, como o nome indica (uma «cova»). Vila Cova integrou o concelho de Guimarães até 31 de Dezembro de 1853, altura em que passou para o de Fafe.
Associativamente, existem na freguesia o Grupo Cultural e Desportivo e de Amizade e a Associação Cultural e Recreativa de Vila Cova.
São lugares da freguesia Aidro, Assento, Boavista, Calvelo, Castanheira, Cotelhe, Fornelo, Lameira, Outeiro, Passos, Quintana, Rio e Valado.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 507 454
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível
Freguesia de Vinhós
É uma das mais pequenas freguesias do concelho, localizada próximo da sede e num outeiro sobranceiro ao vale do rio Vizela. Em Vinhós existe uma bela casa de turismo rural – a Casa do Gondim – de arquitectura rural e construída no séc. XVIII. Em termos associativos, Vinhós dispõe do Centro Desportivo de Vinhós (fundado em 1977), Grupo Coral e Agrupamento de Escuteiros.
Os principais aglomerados de Vinhós são Adegas, Cachada, Campo, Carvalho, Chamuscada, Escalheiro, Gondim, Lagar, Outeiro, Outeiro da Linha, Outeiro da Vinha, Ribeiro Lobo, S. Mamede e Sernadelo.
Telefone da Junta de Freguesia: 253 507 350
Email da Junta de Freguesia: Indisponível
Site da Junta de Freguesia : Indisponível